por Tisa Moraes
Ocorrido no final de maio, o “apagão” no sistema eletrônico da prefeitura tem demandado trabalho concentrado de funcionários públicos para refazer projetos importantes que já estavam prontos ou em fase final de elaboração. A prioridade tem sido dada a temas mais urgentes, incluindo parte do pacote de projetos que o município já elaborava para o pedido de financiamento programado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD).
Transcorridos mais de quatro meses, parte dos projetos mais complexos, contudo, ainda segue “desaparecido”, como é o caso do Centro de Referência em Urgência (CRU), que substituirá o Pronto-Socorro Central (PSC) e será construído como compensação por uma construtora que fará 1,9 mil moradias na região da Quinta da Bela Olinda. O CRU, inclusive, foi o primeiro projeto apresentado por Gazzetta, no dia de sua posse, em 2017.
Com a pane, conforme o JC divulgou, boa parte dos arquivos de secretarias importantes como a de Planejamento (Seplan) e Obras ficou inacessível. Agora, a expectativa é de que uma equipe especializada em tecnologia da informação, a ser contratada, consiga recuperar o que ficou retido no servidor.
Inicialmente, a prefeitura cogitou contratar uma empresa terceirizada por dispensa de licitação, no valor de R$ 200 mil. Mas, por recomendação de vereadores, em razão do custo, recuou.
Pelos meios convencionais, a previsão é de que o edital para o pregão eletrônico seja publicado na próxima semana e que o trabalho de restauração de dados seja iniciado em novembro. A previsão é do coordenador de tecnologia da prefeitura de Bauru, David Françoso.
Justamente pelo fato de os arquivos estarem indisponíveis, não foi possível contabilizar a quantidade exata de projetos que ficou retida no sistema. Na Secretaria de Obras, o cálculo é de mais de 100 trabalhos, conforme estimativa do titular da pasta, Sidnei Rodrigues. “A gente estima que este volume de projetos representa cerca de oito meses de dedicação”, acrescenta.
ATRASO
Segundo Gazzetta, 20% dos projetos incluídos no pacote para requerer financiamento ficaram inacessíveis e a maior parte está sendo refeita, como os de pavimentação e drenagem de alguns bairros, que são relativamente mais simples. “Não dá para dizer que se trata de uma situação grave, porque não estamos perdendo prazos, mas é uma situação preocupante, porque atrasa ações da prefeitura em relação a projetos que estavam em vias de implementação. Há um retrabalho”, pontua o chefe do Executivo.
Titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Letícia Kirchner pondera, contudo, que parte do acervo, mesmo que em versões desatualizadas, pôde ser acessada em outras fontes, como em e-mails enviados entre funcionários. Isso permitiu, em diversos casos, que o trabalho não precisasse recomeçar “do zero”.
Entre os projetos que seguem parados, aguardando a recuperação dos dados, estão o de construção de escolas, do novo CRU e da revitalização da lagoa da Quinta da Bela Olinda. Este último, inclusive, é um dos que só podem ser acessados em versão desatualizada.
Investigação
Segundo David Françoso, coordenador de Tecnologia da Prefeitura de Bauru, um processo interno tramita na Corregedoria para apurar eventuais irregularidades que possam ter provocado a pane no servidor, como o uso de equipamentos eletrônicos obsoletos e a ausência de backup dos dados. O resultado da investigação deverá ajudar a nortear a administração sobre eventuais medidas necessárias para que o problema não volte a ocorrer.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2019/10/698338-pane-gera-retrabalho-em-secretarias.html