Início Notícias Ecopontos: descarte e renda crescem

Ecopontos: descarte e renda crescem

Autor

Data

Ascam afirma que novo modelo, iniciado há dois meses, já dá bons frutos; unidade do Mary Dota foi entregue reformada

Organização e orientação. Essas são as palavras que norteiam o novo modelo de Ecopontos que vem sendo implementado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascam) em parceria com a Prefeitura Municipal. Gerindo as unidades desde novembro de 2019, a entidade já nota os efeitos dos novos moldes em número de descartes e, consequentemente, em aumento nas vagas de emprego e na renda dos cooperados.

Na manhã desta sexta-feira (24), o primeiro Ecoponto revitalizado por meio do Programa Recicla Bauru, o do Mary Dota, foi entregue na presença do prefeito Clodoaldo Gazzetta; da presidente da Ascam, Gisele Moretti; do secretário do Meio Ambiente, Airton Iosimo Martinez; de funcionários da pasta; e de cooperados.

Também estiveram na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Roberto Segalla (DEM), e o presidente do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comdema), Dorival Coral.

A associação ainda pretende revitalizar os sete demais Ecopontos da cidade até abril deste ano. “Os Ecopontos eram bons, mas, agora, apresentamos um outro modelo, com o empoderamento da sociedade. E o resultado melhorou. Só em dezembro, tivemos a colaboração de 18 mil munícipes em todas as unidades”, afirma Gisele Moretti.

O número, segundo ela, está em uma base de dados coletados pelos cooperados que acompanham os munícipes nos Ecopontos. “O cooperado pega os dados da pessoa e do descarte e informa sobre as coletas que realizamos. A orientação gera conscientização e educação ambiental”, completa.

MAIS TONELADAS

Gisele explica que, por conta da melhor organização, ampliação de horário e facilidade de identificação para o descarte correto, houve crescimento de 60% no número de materiais coletados. Com isso, mais vagas para cooperados foram abertas e aumentou a renda para eles. “Pulamos de um universo de 40 cooperados para quase 80 em apenas dois meses. Só na Coopeco, temos mais 15 cooperados. Eu recebia cerca de 25 toneladas e, hoje, estou recebendo em torno de 40. Aumentou muito”, comemora. “Além disso, o horário estendido também foi um facilitador que impactou neste crescimento”, completa.

‘REFERÊNCIA’

Não só a Ascam celebra os resultados. O prefeito Gazzetta também comemora a iniciativa que vai ao encontro das ações, explanadas por ele, no intuito de elevar Bauru à referência em termos de qualidade no tratamento de resíduos sólidos. “Nós vamos ter um dos maiores centros tecnológicos de tratamento de resíduos com a perspectiva de aumentar para 30% a coleta do material reciclável, que, hoje, é de apenas 3%. E estão para ser entregues dois caminhões cata-treco, que passarão de casa em casa uma vez por mês. Será uma nova opção para que as pessoas não descartem em qualquer lugar”, afirma.

Para o secretário do Meio Ambiente, Airton Martinez, a revitalização também é resultado de uma parceria de sucesso. “Para Semma e para Prefeitura Municipal de Bauru, é um avanço muito bem-vindo. Nosso objetivo é de que não haja mais descarte irregular. Todo mundo vai ganhar com isso”, finaliza.

SERVIÇO

Os Ecopontos funcionam todos os dias, inclusive feriados, em novos horários: segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingos, das 8h às 16h. A população pode descartar nas unidades plástico, metal, vidro, papel e papelão, eletrodomésticos e itens de informática. Mais informações no site da prefeitura pelo https://bit.ly/2TSOfiz.

Ajuda da população

Para que a iniciativa continue a dar certo, Gisele Moretti também salienta a importância da participação da população tanto para o descarte correto, quanto para o cuidado com a manutenção do local. “A comunidade tem que ter consciência de que este é um bem público, é nosso. Então, o munícipe deve olhar se há vandalismo e nos avisar”, diz.

Segundo ela, o novo modelo visa levar, cada vez mais, a população aos Ecopontos.”Nós ainda queremos que aquelas 300 toneladas enterradas no aterro junto ao orgânico tenham destino correto, proporcionando uma série de benefícios às pessoas e ao meio ambiente”, finaliza.

Confira onde ficam os Ecopontos:

Ecoponto Antonio Eufrasio de Toledo – Rua Sorocabana, quadra 2
Ecoponto Mary Dota – Rua Americo Finazzi, quadra 4
Ecoponto Jardim Redentor/Geisel – Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 3
Ecoponto Pousada I – Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima)
Ecoponto Edson Francisco da Silva – Rua Dulce Duarte Carrijo, quadra 4
Ecoponto Parque Viaduto, Rua Bernardino de Campos, quadra 28
Ecoponto Engenheiro Octávio Rasi – Rua Manoel Lopes Neves, quadra 1
Ecoponto Santa Edwirges – Rua Francisco do Rêgo Carranca, quadra 1

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/01/711869-ecopontos–descarte-e-renda-crescem.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Marivaldo Campos

Sou Marivaldo Campos Brito, nascido em Bauru, tenho 58 anos de vida, casado, três filhos, temente a Deus, cristão e, a cima de tudo, tenho muito amor por nossa cidade. Meu nome de profissão hoje é MARIVALDO DO DRONE, uma pessoa responsável e realmente preocupada com o bem-estar da nossa cidade. Uma pessoa que se tiver a oportunidade necessária de mostrar o que se pode fazer, garanto que não vou decepcionar.

Clique aqui e Lei mais sobre mim

Últimas publicações